sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ASSOCIAÇÃO DE BARES E RESTAURANTES FAZ PARCERIA COM A SBC CONTRA EXCESSO DE SAL




A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo – ABRASEL, reuniu-se na sede paulista da Sociedade Brasileira de Cardiologia para analisar a forma dos seus associados se somarem à campanha contra o uso excessivo do sal na alimentação. Durante o encontro, o representante da entidade que congrega os restaurantes, Iacides de Souza, adiantou que a campanha dos cardiologista já repercutiu nos restaurantes de classe mais elevada, de hotéis, casas de gastronomia entre eles, onde já há uma tendência efetiva da redução do sal colocado nos alimentos.

Nos restaurantes mais populares, porém, de comida a quilo, pizzarias e churrascarias, ainda não há redução do uso do sal e por isso mesmo ficou acertado que os representantes desses setores serão também convocados pela ABRASEL a participarem da parceria com a SBC.

“O uso excessivo do sal nos restaurantes preocupa pois, em cidades como São Paulo, 70% das refeições são feitas fora de casa”, explica o diretor de Saúde Cardiovascular da SBC, Dikran Armaganijan. Assim, a SBC já promoveu reuniões com a associação de empresas que produzem alimentos industrializados, apóia a iniciativa da ANVISA de limitar a quantidade de sal nesses alimentos e de obrigar os fabricantes a contarem no rótulo a quantidade de cloreto de sódio em cada produto.

Os representantes dos restaurantes confirmaram que uma redução de 20% do sal colocado nos alimentos preparados nos restaurantes não afeta o sabor da comida e se mostraram abertos à idéia de tirar os saleiros das mesas e, em seu lugar, colocar folders a serem preparados pela SBC, alertando para os riscos do uso excessivo do sal.

Já para Dante Marcelo Giorgi, cardiologista do comitê do Sal e que também participou da reunião, a campanha continuada da SBC tem alcançado bons resultados, mas é preciso ir adiante. Por isso mesmo foi analisada com a ABRASEL a possibilidade de se calcular a quantidade de sal adquirida pelos restaurantes associados, o gasto mensal médio e correlacionar essa informação com o número de clientes dos restaurantes.

“Se for possível fazer esse cálculo”, diz Dikran, teremos uma primeira estatística indicando aproximadamente a quantidade de sal ingerida por quem come fora, pelo menos em São Paulo. Esse dado é importante para as futuras campanhas pelo controle do uso do sal, conclui ele, lembrando que reduzindo-se o consumo, será possível baixar igualmente a hipertensão arterial que afeta a milhões de pessoas e que está na raiz das doenças cardiovasculares, pois os hipertensos tendem, a médio prazo, a serem vítimas de infarto e de AVC.
Fonte: Assessoria de Imprensa/ Sociedade Brasileira de Cariologia
Jornalista Responsável: Luiz Roberto Queiroz

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Nutricionistas fiquem atentos!!


Nutricionista que anuncia em sites de compra coletiva infringe Código de Ética


Com o intuito de prestar maiores esclarecimentos aos profissionais nutricionistas, o CRN-1 informa que o nutricionista que utiliza sites de ofertas e compras coletivas para vender serviços utilizando valor dos honorários infringe o Código de Ética do Nutricionista (Resolução CFN nº 334/2004, art. 18, incisos II, IV e VI)
Essa prática constitui infração ético-disciplinar, ensejando penalidades que vão desde advertência, repreensão, multa, suspensão do exercício profissional e até mesmo cancelamento da inscrição e proibição do exercício profissional.
Para denunciar esse tipo de infração poderá ser enviado e-mail para denise@crn1.org.br , bem como entrar em contato com o CRN-1 pelo telefone (61) 3328-3078 (falar com a coordenadora técnica ou com as fiscais).
Resolução CFN nº 334/2004 – Código De Ética Profissional.
Para ler o artigo completo clique aqui: http://www.crn1.org.br/

quarta-feira, 11 de maio de 2011


Temos ouvido falar muito sobre os efeitos das maçãs. Más por que maçãs? 

De acordo com um estudo feito por Dr. Bahram H. Arjmandi, PhD, RD, Margaret A. Sitton Professor e Chefe do Departamento de Nutrição, Alimentação e Ciência do Exercício, no The Florida State University, as maçãs são realmente uma "fruta milagrosa" que transmitem benefícios além do conteúdo de fibra. Um estudo feito em animais mostrou que a pectina (polissacarídeo) e os polifenóis encontrados na maçã, atuam no metabolismo dos lipídios e reduz a produção de moléculas pró-inflamatórias.
Em outro estudo mais recente, foi avaliado qual seria o efeito cardioprotetor do consumo diário de maçãs em mulheres pós-menopausa.  Neste estudo 160 mulheres com idades entre 45-65 anos, divididas em dois grupos: um grupo recebeu 75g/dia de maçã durante 1 ano e o outro grupo comia ameixas secas todos os dias durante 1 ano. Amostras de sangue foram coletadas entre 3, 6 e 12 meses, e os resultados apresentados foram surpreendentes. Foi observada em seis meses uma diminuição de 23% no LDL e um aumento de cerca de 4% no HDL nas mulheres que comeram maçã, além de não levar a ganho de peso, pelo contrário, na verdade elas perderam peso, outro benefício para ingestão diária de maçã. A perda de peso pode ter se dado, a partir da pectina, um polissacarídeo encontrado na maçã e algumas frutas, por proporcionar um efeito de saciedade.
A nutrição não é exata, está constantemente sobre novos estudos e novas descobertas. 
Más é sempre bom mantermos em todo alimento consumido equilíbrio entre qualidade, quantidade e atividade física = saúde e bem estar.

Federação das Sociedades Americanas para Biologia Experimental. "«Apple um dia de consultoria baseada na ciência." ScienceDaily, 3 May 2011. Web. 10 May 2011.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Alimentação saudável


  • Faça no mínimo 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições. 
  • Inclua diariamente 6 porções do grupo do cereais(arroz, milho, trigo pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos naturais.
  • Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
  • Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde. 
  • Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 a 2 porções de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis! 
  • Consuma, no máximo, 1 a 2 porções por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.
  • Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.
  • Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos. 
  • Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
  • Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. 
  • Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.
Procure um Nutricionista!


Nutricionista


O nutricionista é um profissional com formação generalista, humanista e crítica, capacitado a atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexões sobre a realidade econômica, política, social e cultural.


Procure um nutricionista!